20 de abr. de 2013

A Revolução dos Bichos


Livro escrito por George Orwell, o mesmo que escreveu o maravilhoso clássico 1984 (que deu origem à ideia do fulano que inventou o Big Brother, essa droga televisiva. Se George Orwell imaginasse isso, teria cortado os pulsos, raspado o bigode e as sobrancelhas e pulado de um penhasco, tudo ao mesmo tempo). Mas, voltando ao tema, A Revolução dos Bichos é uma metáfora magnífica de como os seres s relacionam com o poder. É uma fábula com personagens animais e com cunho político, criticando a dominação totalitária de uma classe social contra outras. Os bichos se rebelam contra o fazendeiro, expulsam-no da fazenda e resolvem montar uma sociedade. No início 7 mandamentos orientam seus ideais de boa convivência:
1.                  Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2.                  Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas é amigo.
3.                  Nenhum animal usará roupa.
4.                  Nenhum animal dormirá m camas.
5.                  Nenhum animal beberá álcool.
6.                  Nenhum animal matará outro animal.
7.                  Todos os animais são iguais.
Com o passar do tempo e descobrindo-se as habilidades de cada bicho, as coisas mudam e as mudanças não são boas paras as classes menos favorecidas. Por fim, o mandamento passa a ser apenas um:
1.      Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros.
É mole??? No livro publicado pela Editora Globo – 36ª edição, há um desenho da cara do dominador dos bichos e talvez pareça com muitos que conhecemos... Será?
Todos são capazes d oprimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário